terça-feira, 12 de outubro de 2010

Hidrelétrica de Sapucaia RJ

Simplício entra na fase de obras urbanas



                    Com investimentos da ordem de R$ 45 milhões, é dada a largada para as obras urbanas do Aproveitamento Hidrelétrico de Simplício (AHE), construído pela Eletrobras Furnas no rio Paraíba do Sul, na divisa dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. O início do enchimento do reservatório e a operação da primeira máquina do empreendimento estão previstos para outubro e dezembro, respectivamente. Para que este cronograma seja cumprido, foram abertas quatro frentes de trabalho – aterro sanitário, sistema de tratamento de esgoto, relocação da MG 126 e construção do novo Bairro 21, em Três Rios (RJ). “Chegamos a uma fase crucial, pois a maior parte das intervenções são próximas ou dentro das cidades, o que impacta o dia a dia de milhares de pessoas”, afirma o gerente da obra do AHE Simplício, Francisco Cordero Donha Filho. “Mas, em contrapartida, o resultado vai beneficiar diretamente a população local”, completa.




Saneamento
                    Orçado em R$ 30,4 milhões, o projeto das estações de tratamento de esgoto (ETEs) abrange todo o trecho de 25 km de vazão reduzida do rio Paraíba do Sul. Serão instaladas duas ETEs no município de Sapucaia (Anta e Centro) e uma em Chiador (Sapucaia de Minas, MG). O sistema terá capacidade para processar uma vazão de esgoto equivalente a 2,6 mil caixas d’água de mil litros por dia. A previsão é de que a obra seja concluída em 18 meses.


                    Já o aterro sanitário, que resolverá definitivamente o problema do lixão de Anta, está sendo construído em Sapucaia, na fazenda Mangueira da Boa Esperança, localizada na altura do quilômetro 124,4 da rodovia BR-393. Com área total de 59,8 mil m² e capacidade para 250 mil toneladas, o terreno será impermeabilizado para impedir a contaminação do solo e do lençol freático. Uma vez pronto,o aterro receberá as 80 mil toneladas de resíduos do lixão e mais todo o lixo produzido por Sapucaia e Sapucaia de Minas nos próximos anos. Estes detritos serão depositados em camadas com solo compactado e o chorume, resultante da decomposição do material orgânico, será drenado para tanques, tratado e devolvido ao meio ambiente. Depois de construído, a operação do aterro sanitário vai ficar a cargo da prefeitura.

                    Com 18.146 m² divididos em 21 lotes de pelo menos 360 m², o novo Bairro 21 também começa a ser construído atrás do posto de gasolina BR Flor da Manga 2, instalado entre os distritos de Bemposta (Três Rios) e Anta, na BR-393. O projeto beneficiará 21 famílias que,de inquilinas na antiga comunidade, passarão a proprietárias de casas de dois ou três quartos, varanda, área de serviço e cozinha. Além disso, as residências contarão com rede de esgoto, sistema de abastecimento de água e instalação elétrica embutida. Do projeto, desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Civil (DEC.E) da Empresa, também constam uma praça, igreja e a reforma da escola municipal Santa Terezinha, de Três Rios.

                    A relocação da MG 126, que liga Sapucaia ao município mineiro de Mar de Espanha, será a de menor interferência das quatro obras. Ela terá uma extensão de apenas 2,2 km na zona rural. Já para o segundo semestre, estão previstas melhorias na Praça Ieda Reis, além da construção de ciclovia, centro esportivo e quatro atracadouros no reservatório, todos em Anta. Chiador também será contemplado com a construção de um mirante.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Eletrobras Furnas.









Nenhum comentário:

Postar um comentário